quarta-feira, 15 de maio de 2013

INCRÍVEL CARA!

Quando medimos alguma coisa, com a grandeza física estamos comparando esta coisa com um padrão. Sabendo-se que o quilograma ou Kg, é a única grandeza que até hoje foi definida por um protótipo, ou melhor, por um cilíndro de platina iridiada, que foi nomeado por Le gran K. Anteriormente o metro foi também definido por um protótipo, uma barra de platina com suposto 1 m de comprimento.  Desde 1983 o metro é  redefinido em 1/299.792.458 s de distância que a luz percorre. Essa definição apoia-se na velocidade da luz no vácuo, aprendi hoje sobre isso no cursinho, uma constante que é bem conhecida e que vale c = 299.792.458 m/s.Com tempo o protótipo foi se arruinado. A quem nos garante que o quilograma padrão que está guardado há mais de 120 anos no Birô Internacional de Pesos e Medidas na França - Paris, continua o mesmo tamanho?  Posha, ninguém nos garante. Sempre e sempre que vão dar uma limpada no objeto, observam que a medida está diferente.  Por que não fazer um algo semelhante ao que foi feito com o metro?
 A definição do quilograma padrão incomoda muitos. Há uma tentativa hoje em dia de redefinição do quilograma que vem do Projeto Avogadro que construiu uma esfera de silício 28 super puro e cristalino com o peso exato de um quilograma. O Projeto Avogrado quer calcular o número de átomos de silício na espera. Recalibrando o número  de Avogadro, o famosinho NA = 6,02 x 1023.
Aprendi hoje que Nátomos de carbono 12 tem massa total de 12g. Usando esta idéia, teremos então 1 quilograma, sendo a massa equivalente a NA x 1000/12 de Carbono.
Acredita que a matéria prima que para construir a esfera pefeitamente perfeita de silício cristinalino custou SÓ 1 milhão de EUROS?  Ou seja, 2,6 milhões de reais. Caro não?  Mas na verdade como o quilograma é muito usado em diversos lugares está com um preço baixo.  

Não deixe de assistir há este vídeo, muito interessante.
http://www.youtube.com/watch?v=ZMByI4s-D-Y&feature=player_embedded


Já havia visto sobre isso com meu irmão uma vez, mas hoje o professor falou sobre isso e percebi que ninguém sabia sobre a Espera de silíndro. Pois então, está aí! :p

Nenhum comentário:

Postar um comentário